Analytics

O caminho para o sucesso

Sabe o que está a acontecer dentro do seu site?

Antes de ir ao que importa (Analytics) irei escrever sobre algo completamente diferente, o AUTOMOVEL!

Sim leu bem o automóvel, e já irá perceber porquê. No meu percurso profissional, passei alguns anos pelo sector automóvel, e sempre guardei esta

paixão. Vejo o automóvel como uma compilação tecnológica, e existem pequenos detalhes que já nem pensamos neles, estão dados como adquiridos.

Mas façamos um pequeno exercício: vamos retirar o conta-quilómetros do seu carro… Como seria conduzi-lo? Iria conduzir da mesma forma? Teria a mesma confiança na estrada? Alias vamos retirar todos os manómetros: Conta-rotações, relógio, computador de bordo, GPS, etc…

Calculo que seria o CAOS, estes manómetros em nada melhoram a performance do nosso automóvel, mas permitem-nos saber em tempo real o que está a acontecer e com base nesses dados podemos tomar decisões e tracar objetivos, tais como: moderar a velocidade numa curva; cumprir os limites de velocidade; saber o trajeto para o destino; conhecer as médias de consumo; etc…

Mas o que é que isso tem a ver com o meu site? Perguntam vocês! Tudo, o site é o vosso automóvel, o vosso meio para chegar aos vossos “clientes”, e na realidade vocês sabem o que se passa nesse micro-universo? Quantos utilizadores diários? O tempo de permanência? De onde vieram? Se não têm estas métricas, então não conhecem o vosso site, os vossos clientes nem o vosso negócio! O vosso site está deriva sem ninguém ao volante!

Análise de Tráfego Web – Analytics

Analytics

Analytics

Embora existam várias plataformas que nos permitam conhecer estas métricas (Yandex, Piwik, Open Web Analytics, etc…), a principal de todas é o Google Analytics, com uma implementação relativamente fácil e que de base dá-nos logo uma série de metricas já segmentadas, úteis para conhecer a nossa plataforma.

Com estes dados podemos proceder a pequenas correções de webdesign, adequar conteúdos, conhecer a evolução dos canais pagos vs orgânico e tão ou mais importante, desenhar uma estrategia de marketing digital.

Se por exemplo o vosso site tiver muitas visitas do Reino Unido, vai fazer todo sentido poder oferecer ao utilizador escolher entre ver o site na versão portuguesa ou na versão inglesa. Se determinado canal vos trouxer uma audiência com uma baixa taxa de rejeição (este será um tema para outro tópico), faz sentido tentar perceber porquê.

Mas o mais importante é podermos conhecer toda e qualquer interação (depois de implementar as tags correspondentes), desde sabermos quantos formulários foram submetidos, quantos clicaram naquelas fotos e quais as mais clicadas, quantos viram o video até ao fim, que link os levou para fora do site, ou seja temos a hipótese de transformar o nosso carro num Formula 1, aí conheceremos com um elevado grau de profundidade o nosso site, teremos consciência de que secções têm melhor recetividade e permite-nos tomar decisões para melhorar as que têm menor recetividade.

E você até que ponto sabe o que se passa no seu site? Tudo que descrevi aqui até faz sentido, mas não tem tempo para fazer a analise dos dados que aparecem? Não há problema, contacte-nos para apresentarmos uma solução!

Quero Saber Mais