Quinta Digital

Porque precisa de fazer um Rebranding?

Se há uma coisa que todas as empresas devem estar continuamente a avaliar, é a sua marca. A marca de uma empresa não é uma coisa estática – está em constante mudança e deve ser constantemente avaliada para garantir que se mantém um reflexo fidedigno do negócio e dos seus valores.

A mudança de marca é um processo importante para qualquer negócio que queira manter-se relevante, ou que queira reposicionar-se de uma forma nova e inesperada. Com tanta concorrência que existe, as empresas precisam de se destacar da multidão se quiserem prosperar. Uma identidade de marca clara e concisa não é só necessária para uma estratégia de marketing eficaz, mas também imperativa para transmitir a sua mensagem enquanto organização – quer se pretenda criar confiança entre potenciais clientes ou parceiros, quer simplesmente queira passar uma imagem mais profissional.

Neste artigo, explicamos-lhe as razões pelas quais poderá precisar de um rebranding, juntamente com conselhos sobre como pode conseguir fazer este processo de forma eficaz.

A cultura da sua empresa mudou

A cultura de uma empresa é algo extremamente importante para qualquer negócio e desempenha um papel muito importante na formação tanto da sua estratégia de marketing como da sua identidade. Se a cultura de uma empresa evoluiu desde que a sua marca foi criada pela primeira vez, pode ter chegado o momento de fazer um rebranding.

Não só um rebranding pode ajudar a alinhar a sua marca com a sua cultura, como também pode ajudar a reforçar ainda mais a cultura da sua empresa. Uma identidade de marca coesa pode unir os seus meios de marketing, os seus colaboradores e os seus clientes de uma forma poderosa que uma marca fragmentada não pode.

Para além disso, se a cultura da sua empresa mudou, mas a sua marca manteve-se igual, então, é provável que a sua estratégia de marketing já não esteja alinhada com o seu mercado-alvo. Isto pode criar confusão e pode mesmo afastar potenciais clientes, se estes não forem capazes de se identificar com a sua marca.

A sua marca está desatualizada

A duração média de vida de uma marca é muito flutuante e é preciso ter em consideração muitos fatores diferentes. Um dos aspetos mais importantes do rebranding é reconhecer quando a sua marca ultrapassou a sua utilidade. Uma marca que já não é relevante para os seus clientes ou para o mercado atual, é uma marca que já não é útil.

Se construiu a sua marca com base numa promessa que já não ressoa com os seus clientes ou se as tendências da sua indústria se alteraram e a sua marca já não se mantém relevante, então, está na altura de uma mudança de marca.

Uma marca que existe há muito tempo também pode ser vista como desatualizada, porque os seus criadores não se esforçaram o suficiente para a manter atualizada. Se a sua marca já não for relevante para os seus clientes e tiver ultrapassado a sua utilidade, então, uma nova marca é a melhor forma de a tornar relevante uma vez mais.

Quer fazer um reposicionamento de marca

Se a sua marca já não satisfaz as necessidades e desejos dos seus clientes, então, poderá ser altura de fazer um rebranding à marca. Um rebrand pode ajudá-lo a reposicionar a sua empresa de uma forma que lhe permita alcançar um novo público sem alienar os atuais clientes e sem alterar os seus valores.

Um rebrand pode ajudá-lo a posicionar o seu negócio de uma forma nova e inesperada. Por exemplo, uma empresa que vende predominantemente software pode querer reposicionar-se como uma empresa de IA. Um rebrand pode ajudá-los a reposicionar o seu negócio como uma empresa de IA sem ter de alterar os seus valores fundamentais.

Os consumidores não compreendem o que é a sua marca

Se os seus clientes não compreendem o que é a sua marca, então, um rebranding é a melhor forma de resolver este problema. Uma marca que tem um processo de rebranding bem-sucedido conseguirá que os seus clientes a compreendam e a identifiquem com mais facilidade.

Os seus clientes precisam de ter uma compreensão clara do que é o seu negócio, o que faz e porque devem utilizar os seus produtos e serviços. Uma marca forte irá ajudar a passar esta informação e orientar os seus clientes para uma decisão que os favoreça.

Envolvimento: Porque é que o Rebranding é tão importante

Um rebranding não só ajudará a tornar o seu negócio mais eficaz, como também o ajudará a criar confiança entre os potenciais clientes. Os clientes querem marcas que representem algo e fazer um rebranding à sua marca pode ajudá-lo a alcançar exatamente isso.

Uma marca forte ajudará os seus clientes a sentirem-se mais ligados ao seu negócio e ajudá-los-á a sentir que fazem parte de algo maior. Um rebrand irá ajudá-lo a envolver na sua mensagem potenciais clientes, clientes atuais e colaboradores. Fazer um rebrand é uma oportunidade para avaliar a sua empresa, determinar o que é mais importante para si e reescrever a sua história como empresa.

0 Comments

Call Now Button